domingo, 28 de fevereiro de 2016

Cruzeiro 1 x 1 América. Será que sem chuva teria sido melhor?



                                       Cruzeiro x América - 28-02-16
                                              Arrascaeta fez o gol do Cruzeiro no primeiro tempo

Clássico é isso mesmo: pressão do primeiro ao último minuto. A chuva atrapalhou a qualidade técnica. Não sei se seria melhor sem ela, (a qualidade do nosso futebol nos permite duvidar de tudo), mas no final, o América fez  justiça e empatou por 1 a 1 com um belo gol de Bryan.

No primeiro tempo, o Cruzeiro soube impor e fez seu gol. Para muitos, era o melhor momento do Coelho. Concordo. Na segunda etapa, porém, o Cruzeiro jogava para garantir a vantagem (que absurdo, de apenas um gol) e foi castigado. Ficou muito atrás e deu espaço para Bryan acertar aquele petardo.É muito claro que a torcida celeste não gostou. Manifestou-se no apito final do árbitro. Vaiou. Pediu mudanças. O time continua emperrado e os dias de Deivid contados.
O Coelho está firme na luta entre os quatro primeiros e, mesmo Givanildo sendo obrigado a fazer uma mexida geral no grupo em relação ao ano passado, está nítido que há um padrão. Não ainda de Série A, mas há esperança de dias melhores.  Como a maioria dos times, precisa de pelo menos dois jogadores diferenciados. Não de nomes. Mas de profissionais para balançar o time e a torcida, como Boiadeiro nos Anos 90.

Ainda sobre o clássico, chamou-me a atenção a faixa colocada pela torcida China Azul, nome criado pelo imortal Roberto Drummond, para destacar a ausência de Artur Moraes na cobertura da Rádio Itatiaia. Foi o primeiro clássico sem o jornalista em quase 20 anos. Vejam como é o futebol. Sempre vemos os torcedores reclamando pela ausência de determinados jogadores, exigindo mudanças etc. Jamais faixas para um profissional de imprensa. Prova de que Artur Morais é um nome respeitado entre os cruzeirenses. Não entrava em campo, mas dava qualidade às transmissões da Rádio e empolgava a gente celeste. Esta foi a forma de os torcedores demonstrarem que sentiram sua ausência e, também, uma grande manifestação de carinho.   

Nota dez para o Uberlândia, líder do Campeonato, com 12 pontos.

                                                

sábado, 27 de fevereiro de 2016

URT quebra o encanto do mistão do Galo com Robinho e Cazares



O mistão do Atlético, com Júnior Urso, Robinho, Cazares e Dátolo foi surpreendido pela URT hoje (17-02), em Patos de Minas, perdendo por 1 a 0, pelo Campeonato Mineiro. No começo o Atlético criou chances e não as aproveitou. Na segunda etapa, a URT soube aproveitar a melhor oportunidade (de falta) e conseguiu o resultado histórico, que a coloca entre os candidatos para as semifinais. Chegou aos oito pontos e ainda conseguiu a façanha de não ter levado gols também do Cruzeiro (0 a 0). Venceu hoje pela aplicação e determinação, pouco importando para a inferioridade técnica.  Patos de Minas está em festa.

Família pressiona e Gilvan pode renunciar à presidência do Cruzeiro



Por questões de saúde e de pressão interna (claro que também pelas reclamações dos torcedores)  em um momento de certa forma difícil no Cruzeiro, que não consegue atingir o nível das temporadas de 2013 e 14, a família do presidente Gilvan de Pinho Tavares o está pressionando para renunciar ao cargo. O assunto já é muito comentado no clube, especialmente pelos conselheiros. Os bastidores celestes estão agitados. A qualquer momento seu pedido de renúncia poderá ser entregue ao presidente do Conselho, João Carlos Gontijo Amorim. 
José Francisco Lemos Filho, primeiro vice-presidente, assumirá o cargo. Os conselheiros estão se movimentando. Há possibilidades também de Pedro Lourenço de Oliveira, que faz parte da atual diretoria, do Supermercados BH, um dos principais patrocinadores do Cruzeiro, assumir o mandato, que vai até dezembro de 2017. O ex-presidente Zezé Perrella é candidato declarado para as próximas eleições e já está em campanha.

Por meio do meu amigo Artur Moraes, ex-Itatiaia, que tem suas fontes no Cruzeiro, fiquei sabendo que o atacante Tyson,  Shakhtar Donetsk e com contrato até junho de 2017, ex-Internacional, há dois meses está sendo negociado com o Cruzeiro. O clube, porém, não mandou nenhum representante à Ucrânia. O Atlético soube que há possibilidade de uma negociação e já enviou um representante para negociar diretamente com a diretoria do Shakhtar. No momento, o atacante está mais próximo do Galo do que o Cruzeiro. Vacilaram os dirigentes celestes.
                                                     

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Deivid sobe na balança e o Cruzeiro trabalha o nome de um novo técnico



                           Sampaoli levou à seleção chilena ao título da Copa América
                 O nome de Jorge Sampaoli também é falado na Toca. É possível contrata-lo 

O futebol é realmente ingrato. Há dois meses só ouvíamos maravilhas a respeito de Deivid, que tinha tudo para dar certo como técnico do Cruzeiro. Um estudioso e querido pelos jogadores. Mas bastaram os jogos confusos do time, sem objetividade (vejam bem, apenas uma derrota) e o técnico já subiu na balança. Se tropeçar domingo no clássico diante do América não vai resistir. 

Os dirigentes desmentem. Avisam que ele está tendo total apoio da diretoria, mas são os resultados que determinam o futuro. Com uma nova derrota Deivid não terá condições para seguir a sua obra. Por ser uma pessoa humilde, trabalhadora, a minha torcida é que ele consiga colocar o Cruzeiro no padrão desejado, mas no futebol, a gente sabe perfeitamente como é um ambiente dentro de um clube: a eterna desconfiança quando as peças não se encaixam. Exatamente da forma que começou o trabalho. Este é o principal desafio para os iniciantes.

Os nomes para o lugar de Deivid, se já não estão sendo contatados, são muitos. Começam a pipocar na mídia. Fiz questão de trocar informações com alguns torcedores, ligados as torcidas organizadas e eles foram taxativos quanto a pelo menos três nomes falados e que já passaram pela Toca: "Não venham ressuscitar perdedores". Também penso desta forma. O Cruzeiro vai precisar de um técnico que seja respeitado pela renovação e objetividade - claro que é raro, mas eles existem. Tem de ser algo novo para balançar. Por que não também ir ao exterior? Pode ser uma jogada de mestre, caso seja um nome de ponta e eficiente. E muito mais barato que os brasileiros.  

O certo é que o Cruzeiro não pode mais errar no começo da temporada, se é que deseja ter um ano vitorioso.

                                                  

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Benecy Queiroz de volta ao trono celeste

                               Resultado de imagem para fotos de benecy queiroz
               Gilvan, em ações, demonstra a importância e a grandeza de Benecy para o Cruzeiro 

Fiquei esperando a sentença final, mas diante do efeito suspensivo do STJD, venho manifestar sobre o episódio que afastou temporariamente por 90 dias, Benecy Queiroz, do Cruzeiro. Analisei tudo o que foi postado nas redes sociais, além do que foi divulgado e falado na imprensa. Observei alguns absurdos. Na boca do povo, Benecy  chegou a ser banido do futebol e condenado antecipadamente dentro de seu próprio clube, onde foi sempre o seu mais fiel servidor.  A condenação sem fundamento não se deu apenas pelos rivais dos outros clubes, mas lamentavelmente algumas pessoas sem história no Cruzeiro, a carapuça vai servir para muitos, também o alijaram injustamente. Diferentemente do presidente, Gilvan de Pinho Tavares, que sereno, analisou os fatos e não se precipitou em seu julgamento e tomada de decisões.  Conhece como ninguém seu servidor.

É evidente que Benecy Queiroz teve uma confusão metal, quando relatou que nos Anos 90, o Cruzeiro interferiu na arbitragem. Os fatos e personagens não se alinham, o que comprova o desvio mental. Algumas pessoas não perceberam o ocorrido na entrevista dada a Orlando Augusto, da Rede Minas e, precipitadamente, o julgaram e o condenaram sem o devido conhecimento de causa, sendo injustas com o homem que reconhecidamente é patrimônio do futebol. Deveria ter sido blindado por seus companheiros e conselheiros do Cruzeiro. Alguns optaram em colocar mais lenha na fogueira para queimá-lo. Não entendi, porque a maioria conhece os bastidores do futebol.

Sabe-se que Benecy, nos últimos 40 anos do Cruzeiro, sempre agiu dentro da legalidade, o que o tornou referência para o futebol mineiro, com ligações profundas com os outros clubes, a quem orientava com a maior competência. Há um elo forte de amizade dele com os supervisores, e muitos que passaram pela administração do futebol da CBF fizeram questão de consultá-lo para tomada de decisões estratégicas, tamanha a sua eficiência.


Está publicado que Benecy retornou à administração celeste e pela sua honestidade, experiência, competência e segurança nas decisões, o seu trabalho está ligado ao futebol. Agora, quem deseja saber qual a sua real função: perguntem ao presidente. 
                                    

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Galo sobe no poleiro e canta. Não foi tão alto como se esperava



O Atlético começou muito bem a partida de hoje (24-02), no Independência, contra o Independiente del Valle, pela Copa Libertadores. Fez o gol de saída e cantou alto, com velocidade, bom toque de bola e sempre no ataque, empolgando a torcida. Mas ainda na primeira etapa, o ritmo foi caindo e os equatorianos começaram a gostar do jogo. Em alguns momentos, chegaram a equilibrar, com marcação forte, jogando no campo do Galo, deixando boa impressão. O time mostrou porque é campeão equatoriano. Mas o Galo teve futebol para levar o jogo do seu jeito, especialmente depois da entrada de Robinho no lugar de Cazares, este sim, o dono das principais ações. A torcida ficou encantada com o seu futebol. Robinho também agradou na estreia. O que mais impressionou no time atleticano, na vitória por 1 a 0, mesmo não cantando alto (os torcedores estavam certos de uma goleada) foi à aplicação, com espírito de Libertadores, garantia de uma longa caminhada. Já são duas  vitórias, na liderança do Grupo 5.