terça-feira, 31 de março de 2015

Avante Sada Cruzeiro


Para o bem do Vôlei, o melhor time da Superliga Masculina está confirmado em mais uma final. Será a quinta finalíssima seguida do Sada Cruzeiro. Deu um show diante do Minas TC ao fazer 3 a 0, nesta  segunda-feira (30/3), na Arena Minas, com um espetáculo de primeira qualidade, graças principalmente as ações de Filipe e de Walace. O Minas TC caiu de maduro. Tentou, tentou e nada. Seu jogo não entrou. Na primeira partida já havia perdido por 3 a 1 e desta vez não obteve sucesso em nenhum dos sets. Os vencedores levaram o jogo a seu jeito. Sentiram -se absolutos, enquanto os rivais demonstravam estar em um estado sem força para reagir. Agora teremos Sada Cruzeiro x Sesi ou Taubaté na grande final. Com certeza, mais uma decisão digna de uma Superliga para grandeza do Vôlei. Foi muito legal ver na Arena também pessoas que fazem e fizeram a história do esporte, como o vereador Pelé, Elberto, Luiz Eymard, Carlão, comentarista do canal Sportv, Helder e outros. E, ainda, craques da bola, como Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro, Cláudio Caçapa e Mancini. Onde está o espetáculo, quem ama o esporte, gosta de estar presente. Foi uma semifinal que só engrandeceu o Vôlei mineiro. Que seja sempre assim. Méritos também para o Minas TC, uma tradição, mas hoje inferior tecnicamente ao rival.




O invicto Dunga

A Seleção Brasileira venceu o Chile por 1 a 0 e mantêm uma invencibilidade no comando de Dunga. Realmente passou por dois duros desafios em 2015. Antes a vitória por 3 a 1 sobre a França, em Paris e não esqueçam que foi um simples amistoso, o que diz tudo. Mas é bom seguirmos ainda desconfiados se houve uma evolução na Seleção. Na Copa América teremos um pouco da resposta. Evidente que não na etapa final, porque os primeiros jogos não servem de parâmetro. São verdadeiras peladas. Vejo o futebol da nova Seleção bonitinho, toque de bola, investidas, boa marcação, mas nada para dizer que atingimos um ponto que dá para acreditar que as conquistas virão e que há novamente respeito pelo nosso Futebol. A verdade nua e crua. Estamos engatinhando. Que seja assim. Pior é se estivermos estacionados. Mesmo os pessimistas sabem que, pelo menos em termos de espírito, hoje temos um novo Brasil em campo. Não aqueles derrotados da Era Felipão.




O drama Tricolor

Vejam como é o Futebol. Quando começou a temporada, o São Paulo contratando aqui e ali era apontado como um dos fortes candidatos aos títulos de 2015, mas o aproveitamento das peças não surtiu efeito e o time paulista está capengando. Pior do que o ano passado. Recordem que ouvimos várias vezes os tricolores dizendo que Rogério Ceni iria reformar o contrato por mais seis meses para que pudesse disputar a Copa Libertadores e terminar a carreira de uma forma heroica. Agora, depois da derrota para o Corinthians (Libertadores); os 3 a 0 que levou do Palmeiras, no Campeonato Paulista e um futebol que não entusiasma, tudo de errado parece estar no Morumbi. Quando a mulher do técnico, no caso Muricy Ramalho, que jamais aparece na mídia, diz que seu companheiro está fazendo tudo para colocar o time dentro da expectativa da torcida, é porque há algo errado e para explodir a qualquer momento. Também há manifestações no Centro de Treinamento e muita roupa suja sendo lavada. Até esqueceram um pouco do presidente Carlos Miguel Haidar. O certo é que o São Paulo merece uma reformulação. Não tem como Muricy escapar. A pressão é muito
grande. Esperem o que vai acontecer amanhã se o time não conseguir um bom resultado diante do San Lorenzo, na Argentina. Não é preciso estar lá dentro para garantir que no Morumbi terá de ter um novo espaço: o do inferno.

segunda-feira, 30 de março de 2015

A luta dos desesperados

Goleiro Mateus da URT após lesão em jogo contra o Atlético 

A última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2015 se destaca pela luta contra o rebaixamento. Nos últimos anos, nunca tivemos uma situação tão desesperadora, com cinco times com a corda no pescoço. Se não vejamos: Guarani, URT, Boa Esporte, Mamoré e Democratra-GV. O drama maior fica para o Boa Esporte que enfrentará o Atlético e terá de somar ponto. Nos outros duelos os times se nivelam. O confronto direto será Mamoré x Guarani, em Patos de Minas. Para quem gosta de emoções, a rodada será um prato cheio. Teoricamente, Guarani e URT são os mais ameaçados, já que estão com sete pontos, um atrás de Boa, Mamoré e Democrata-GV, mas isso pouco vai decidir. O time melhor estruturado e seguramente com o apoio de sua torcida poderá escapar. Ninguém deseja mais um ano na Segunda Divisão. Todos eles já viveram esta situação e sabem o quanto é difícil.

Qual o seu palpite? O meu em cima do muro, lamentando que Patos de Minas poderá ter mais uma vez seus dois representantes rebaixados, o que ser ruim para o Futebol mineiro. Aliás, o ruim marca o Futebol mineiro há muitos anos. Patos merecia ter um representante na ponta, brigando pelos primeiros lugares. Não simplesmente participando, o que foi a história nesta competição. A rivalidade não permite que lá tenha apenas um representante. Então eternamente ambos viverão condenados. Grandes para a cidade. Pequenos para Minas Gerais.

Vejam como é muito evidente esta situação. Vamos começar por
Uberaba e Nacional, em Uberaba. Depois, Ateneu e Cassimiro de Abreu, em Montes Claros. Ainda no passado, Democrata e Bela Vista, em Sete Lagoas e, em Juiz de Fora, com Tupi, Sport e Tupinambás. Não cola. Um exemplo ainda maior: Santos e Portuguesa Santista. O rival do Peixe tentou em alguns momentos fixar-se na primeira divisão do Futebol brasileiro, mas não escapou. Era caixa de pancada até ser sepultada. Não pensa na elite paulista. Já o Santos, ainda com toda a sua grandeza, ainda vive os seus encalços. Como agora, atolado em dívidas.

Ferrari manda seu recado

A festa estava reservada para o britânico Lewis Hamilton e à
Mercedes no Grande Prêmio da Malásia. Foi a 150ª corrida do britânico. Largou na pole, mas o show foi do alemão Sebastian Vettel. Ele adotou estratégia diferente da maioria de seus rivais e venceu sua primeira prova na Ferrari. O tetracampeão mundial se transferiu para a tradicional escuderia italiana depois de enfrentar muitos problemas em seu relacionamento com a Red Bull, em 2014. Na primeira prova da temporada, subiu ao pódio na terceira colocação. Na segunda, realizada na madrugada de sábado para domingo, já conquistou a vitória, dando sinais de que a Ferrari pode ameaçar o domínio da Mercedes. A Fórmula-1 começa 2015 quente. É o que desejava os apaixonados pela velocidade. O holandês Max Verstappen adicionou um novo recorde a sua curta carreira. Ele é o piloto mais jovem a marcar pontos na categoria, ao ficar com a sétima colocação na Malásia. Disputou a prova com 17 anos e 180 dias de idade.


Vai dar Sada- Cruzeiro

Os números indicam que o Sada Cruzeiro está em vantagem para o segundo jogo da semifinal  Superliga 2014/15. No clássico na Arena Minas hoje, a partir das 18h30, caso o time celeste alcance mais uma vitória, estará outra vez na finalíssima. O atual campeão e líder isolado da fase classificatória tem a vantagem de fazer duas partidas em casa do playoff melhor de três. Por isso, caso seja necessário, o terceiro confronto está marcado para o próximo sábado (4/4), às 21h30, no Ginásio do Riacho. Porém, a trajetória de ambos determina que o vencedor terá de jogar muito para alcançar o objetivo. Será um jogo também de estrategistas no banco. Desde 2008, o Sada Cruzeiro disputou todas as semifinais da Superliga. E das sete vezes em que esteve nessa fase da competição em três ocasiões foi contra o Minas, agora completando quatro. Em finais, o time azul esteve nas últimas quatro. E nas duas temporadas em que foi campeão, em 2013/14 e 2011/12, o concorrente na semifinal foi o Minas, superado em dois jogos nas duas edições. Na Superliga 2008/09, na primeira vez em que duelaram, os minastenistas fecharam a série em 2 a 1.

domingo, 29 de março de 2015

Thiago Ribeiro no Galo e Pierre no Fluminense

Foto: Gil Leonardi


O Atlético tirou o domingo para alcançar mais uma vitória no Campeonato Mineiro  (3 a 0 sobre o Villa Nova) e cuidar de seus interesses fora de campo. Nas próximas horas vai apresentar novidades. Primeiro vamos dar uma pincelada no nosso Campeonato Mineiro, na parte de cima da tabela. O resultado deixou o Atlético com os mesmos 22 pontos da Caldense, que ficou no empate sem gols com o Boa Esporte. O líder isolado é o Cruzeiro, com 24 depois de derrotar a URT por 2 a 0. O Villa Nova só tem 13. Tombense e América empataram em Tombos e decidem a última vaga no próximo domingo.  Está mais com cara de Coelho.

O dirigente Eduardo Maluf praticamente concluiu as negociações para que o atacante Thiago Ribeiro seja atleticano. O clube não anuncia oficialmente a contratação, porque faltam detalhes. O certo é que o Atlético não vai ceder nenhum jogador para o Peixe. Jô, André e Emerson Conceição estão à disposição. O que mais facilitou foi o desejo do atacante em voltar para o futebol mineiro. Ele viveu seu melhor momento em 2010, quando foi o artilheiro da Copa Libertadores, com oito gols. Estava numa fase excelente. Como tem residência em Belo Horizonte já está providenciando o retorno.  No máximo até quarta-feira, tudo estará concluído. O técnico Levir Culpi falou tudo hoje ao referir-se ao atacante: “Ótimo nível”.

Agora, num processo ainda mais avançado, está a venda do   Levir não está criando nenhuma dificuldade, porque a saída será boa para Pierre, um dos profissionais mais correto do atual grupo atleticano. Na sua frente no Galo,  há mais três jogadores e o justo é a sua liberação, já que no Fluminense, sua característica (Leão de Chácara a frente da zaga) vai se encaixar  100% no esquema do novo técnico Tricolor. O
volante Pierre para o Fluminense. O jogador está sem chance no Galo e gostou quando foi procurado pelo Tricolor, por indicação do técnico Ricardo Drubscky. Seu nome chegou a ser falando na negociação de Ribeiro. Seria uma troca, mas não deu certo. Também o zagueiro Emerson. Eles querem jogar e não estão sendo aproveitados.




sexta-feira, 27 de março de 2015

Por R$5 mil Danilo não foi para as mãos de Giba


Não é fácil administrar um clube que não tem grandes receitas, espaços na mídia e sua torcida não comparece nos jogos como mandante. Chega um momento em que os dirigentes são obrigados a sentar à mesa, em desespero, buscando soluções para os problemas imediatos e nem assim obtém êxito. Não é fácil a vida de clubes como o América Futebol Clube, que tem em sua história um decacampeonato mineiro, de 1916 a 1925 – não importa que tenha sido na Era do Amadorismo – outros títulos Estaduais e, ainda, é um dos maiores celeiros de craques do nosso Futebol. Por lá, simplesmente passou Eduardo Gonçalves Andrade, o Tostão, no meu entendimento, o craque número 1 da história de Minas.


Num destes momentos de desespero, já no CT Lanna Drumond, em 2008, os dirigentes perceberam que na equipe profissional não havia nenhum jogador para ser negociado e eles deveriam recorrer à categoria de base, repassando os direitos ou em um termo mais forte, entregando suas principais promessas a empresários. Nesta lista estava o lateral Danilo, jogava também como volante, dois anos depois negociado com o Santos por R$2 milhões.  Hoje é o tesouro do Porto, já que poderá ser vendido por R$ 100 milhões na abertura do mercado europeu, em agosto. Os espanhóis Barcelona e Real Madrid são os maiores interessados. Há também os ingleses, apenas times de ponta. Ontem, na vitória do Brasil por 3 a 1, sobre a França, em Paris, ele estava lá, com a camisa 2 de nossa Seleção. Jogou firme. Não tem nada de pose. Apenas futebol.

Danilo foi oferecido a Gilberto, hoje dono da Giba Brasil, por R$ 5
mil. Ele era um empresário que trabalhava mais como assessor de jogadores que estavam iniciando. Representava um empresário mais conhecido no mercado: Daniel Pereira. Gilberto ficou louco. Tentou aqui, alí e nada. Confessou-me: “Por cinco mil não vou ficar com o Danilo. É  ouro”. Falava com os amigos e eles diziam: “Mas quem é este Danilo ? Não vou investir tanto dinheiro em um menino que pode não dar em nada”. Pouco depois, Danilo estava entre os profissionais, fez gols em clássicos, ajudou o América na Série C do Brasileiro e foi vendido ao Santos. Gilberto ficou possesso. “E este jogador poderia ser 100% meu. Escapou uma bolada que iria resolver meu problema e eu ainda poderia ficar com 50% dos direitos”. Mas nem tudo foi perdido para ele no Futebol. Já na época cuidava como pai de Dudu, subindo da base do Cruzeiro para os profissionais  - o trouxe de Goiás para Minas - também garantia: “Este Duduzinho vai dar o que falar. Aguarde”. Insistia com Adílson Batista para dar uma oportunidade para o menino, mas foi Ney Franco, como técnico da base da Seleção Brasileira, que o levou para as alturas.

Hoje Santos e América, vejam bem, estão esperando à venda de Danilo para que possam resolver problemas. O Peixe quitar alguns atrasados com os jogadores, o que é publico e notório, divulgado com insistência pela imprensa, e para o América será a salvação. Tem prejuízo desde o começo da temporada (um déficit de R$45mil por jogo no Campeonato Mineiro); receitas mínimas- seu programa de sócio torcedor não decola e os patrocínios são valores que as empresas deixam no fundo do caixa para satisfazer um ou outro clube. Pode receber até R$ 3 milhões. Vai colocar a casa em ordem. Por algum tempo não precisará recorrer a base, encontrar um novo Danilo e oferece-lo para algum empresário a preço de um jogo de camisa, bolas para os treinamentos ou o pagamento das contas de água e luz do CT. São situações reais. O mundo da bola não é apenas este que vocês veem nos gramados. Por trás há um jogo também de mágicos para se obter as soluções.


quinta-feira, 26 de março de 2015

Portas abertas para os talentos estrangeiros

Cruzeiro que empatou com o Mamoré pelo Estadual é  o segundo time com maior número  de  gringos

A cada dia aumenta o número de jogadores estrangeiros no Futebol brasileiro. Já passaram de 100 para esta temporada e a tendência é aumentar este número. Não é fácil para um jogador chegar ao Brasil e impor sua capacidade. São muitos os desafios num País que todos chamam de “País do Futebol”. Quem se dá bem aqui abre as portas do mundo, especialmente para aqueles que estão vivendo os primeiros anos correndo atrás da bola. No
Cruzeiro há uma desconfiança para os colombianos, como já escrevi, pelo fato de apenas Aristizábal ter correspondido 100%. Fantástico na temporada de 2003. Ficaram devendo e muito, entre outros, Viveros, Arias, Rincón e Reina. Agora vamos ver como será o desempenho de Riasco. Por enquanto, na lista dos que ainda não encantam. Não chegou. A lembrança continua sendo o gol perdido diante de Victor, pelo Tijuana, Copa Libertadores 2013. Pelo time mexicano jogou muito. Um pouco a frente está Cárdenas, no momento, o armador do Atlético. Mas está devendo. Levir Culpi diz que ele está ainda no período de adaptação e buscando uma melhor condição física. Justiça seja
feita: pelo Palmeiras e Corinthians, Rincón jogou muito.

Em contra partida, os uruguaios já fizeram história no Brasil. Vejam alguns nomes: Forlan, o pai; Pedro Rocha, Dario Pereyra, De Léon, Cincunegui, Mazurkiewicz, Rodolfo Rodrigues, Ancheta, todos produtos da melhor qualidade. Pedro Rocha foi um show. Para Pelé, um dos astros da história do Futebol. O colocou na lista dos melhores do mundo nos Anos 70. Com a camisa do São Paulo fez proezas. Alguns apontam o zagueiro Lugano, mas quem vive o dia a dia da bola o considera um zagueiro normal, diferenciado apenas pela garra. No mano a mano deixa a desejar. Os ex-zagueiros o criticam muito. Gosto de suas cabeçadas, graças à impulsão.

Os colorados falam com orgulho de um tal Elias Figueroa, um
zagueiro que jogou no Internacional e naturalmente está na lista dos maiores que já passaram por aqui, se não o mais eficiente zagueiro estrangeiro de nossa história. Dois outros chilenos agradaram muito: Maldonado, pelo toque de bola e inteligência para jogar. O outro, Valdívia, continua e agrada muito, apesar de todo dia estar envolvido num caso extra campo. A lista dos paraguaios de sucesso também é superior a dos colombianos. Se não vejamos: Arce, lateral que foi perfeito com a camisa do Grêmio, um pouco também com a do Palmeiras. Tanto que o desejavam até na Seleção Brasileira; Romerito, Reyes, Gato Fernandes (pai) e Gamarra. Os cinco foram absolutos em nossos clubes. Não deixaram a desejar. Romerito é um dos maiores ídolos da história do Fluminense. Que jogador fantástico, com uma visão do jogo, técnica muito apurada e leveza para jogar. Fez do Tricolor uma máquina.

Mas a principal lista de sucesso está reservada para os argentinos. Os nomes confirmam: Conca, Guiñazu, pela raça; Carlitos Tévez, Sorín, Doval, Andrada, Perfumo, Ramos Delgado, Artime e D´Alessandro. Cada um em sua especialidade. Os palmeirenses ainda sonham com as cabeçadas de Artime; os corinthianos com as arrancadas de Tévez e os cruzeirenses, com a arte de Perfumo. Que finura para jogar.

Dois outros nomes também deixaram saudades por aqui; o sérvio Petkovic, na visão de muitos o melhor estrangeiro que já vestiu a camisa de nossos clubes, com espetáculos jogando pelo Vitória (BA) e Flamengo; e o holandês Seedorf, por um pouco mais de uma temporada pelo Botafogo, mas com aulas de
futebol. Que venham outros. Para jogadores desta linhagem as portas do Futebol brasileiro estarão sempre abertas.

O que é isso Cruzeiro

O empate por 1 a 1 contra o Mamoré não estava no figurino celeste. O melhor é apagar, mesmo tendo assumindo a liderança do Campeonato Mineiro. Este é o preço que se paga quando se mexe tanto numa equipe.


Kaká isola a bola

Ao escalar sua seleção dos últimos tempos, usando na maioria jogadores de seu tempo, numa entrevista para um jornal inglês, Kaká cometeu dois absurdos: não escalou Romário e muito menos Messi. Assim não dá. Quem é  craque tem de enxergar, melhor do que ninguém, aqueles que são os gênios da bola

quarta-feira, 25 de março de 2015

Corinthians no céu

A volta de Tite trouxe bons ânimos ao Corinthians 

Depois da vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, resultado que garantiu a classificação no Campeonato Paulista, ontem, no Itaquerão, a impressão é que o Corinthians deva estar no céu. Imprensa, torcida, Comissão Técnica, dirigentes só enxergam os pontos positivos. Realmente vive uma fase boa dentro de campo, não esqueçam de que muito em função do momento mágico de Elias, muito bom jogador, diferenciado para o atual estágio de limitados do Futebol brasileiro; o bom esquema armado por Tite, especialmente defensivamente e o astral. Não mais do que isso. Muito em se tratando de Brasil. Pouco para quem almeja grandes conquistas. A imagem que se tem é que Sheik está cumprido com rigor os horários estabelecidos, ele e outros; que não há indisciplinas; que os salários estão em dia e que não há nenhum problema de relacionamento do técnico com os jogadores. Todos no paraíso. Até aqueles que não estão sendo aproveitados demonstram felicidade. Que Vagner Love está fazendo gols todas as vezes que entra em campo etc. Cuidado Corinthians. Até um São Paulo ainda em arrumação pode quebrar o seu encanto.




Os 107 anos do Atlético 

 Os atleticanos residentes na Grande BH mobilizaram para comemorar os 107 anos do Clube. Os rivais podem entender como uma reação estranha, porque o comportamento deles não se vê desta forma. É muita paixão. Argumentam que não há motivos para tantos sentimentos. Mas há um muito forte: são 107 anos de história.  Vejam a mensagem que recebi e faça sua reflexão. 

Um poeta, não qualquer um, foi abordado por um comerciante na rua: 

– Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio. Será que poderia
redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac escreveu: 

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente e oferece a sombra tranquila das tardes na varanda". 

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe: 

"Vendeu o sítio??!!" 

"Nem penso mais nisso. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!"

Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem: a pessoa que está ao seu lado; os amigos que estão perto de você, o trabalho que você conquistou; o conhecimento que adquiriu; a sua saúde, o sorriso, enfim, tudo aquilo que nosso Deus nos dá diariamente para o nosso crescimento. E seu time do coração. 



Cruzeiro | Hoje para recuperar a ponta 

O Cruzeiro tem tudo para golear o Mamoré hoje, no Mineirão, fixar-se na liderança do Campeonato Mineiro e dar o passo decisivo para ser o primeiro da fase inicial, objetivo das equipes de ponta para a vantagem na reta final. Os times usam e muito o direito de jogar por dois resultados iguais. Para ser mais claro: empates. Ninguém gosta de perder o primeiro jogo por 1 a 0, por exemplo, e depois ter de devolver o resultado. Há muita pressão, porque a vantagem passa a ser do rival, que joga pelo empate. 

Guilherme e Dátolo 

Estou ouvindo cada comentário sobre a renovação dos contratos de Guilherme e de Dátolo que não dá para acreditar. Os críticos estão seguros de que foi mais importante a permanência do argentino. Pergunto: qual o jogo que ele decidiu? Foi importante em alguns jogos, com assistências precisas, sua função. Mas observem quantas bolas ele oferece para os adversários e os contra-ataques. Agora, sobre Guilherme só para refrescar a memória: quem fez o gol de empate contra o Newell´s Old Boys? Quem fez aquele golaço contra o Corinthians nos 4 a 1? Foram gols que encaminharam títulos. Assim é o Futebol meus amigos.


terça-feira, 24 de março de 2015

Quem vale mais, Pratto ou Damião?


No momento em que os centro-avantes estão em baixa no Futebol mundial, devido aos títulos conquistados pela Espanha (2010) e Alemanha (2014), sem um atacante fixo na área, Atlético e Cruzeiro vão contra a regra e apostam em dois atacantes com características bem definidas: Lucas Pratto e Leandro Damião, autênticos homens de área. Não são modelos de técnica, mas eficientes no que fazem e podem mudar até o que pensa o técnico da Seleção Brasileira que está investindo mais na técnica para o ataque. Tanto que escalou na maioria dos jogos, Tardelli e Neymar. Contudo, não deixou distante o seu nove, dentro da teoria de que se não está dando certo com atacantes de toque de bola, o melhor é apostar em um brucutu dentro da área para que os gols possam sair. Agora você já parou para imaginar porque os dois atacantes estão dando certo em Minas? Damião, com certeza, porque precisa lavar a alma, depois de dois anos apagados no Internacional e 2014, no Santos, onde foi uma negação. O matador Damião dos tempos de Seleção Brasileira queria mostrar que o seu fogo não apagou e o Cruzeiro foi a salvação. O time está tendo o privilégio de aproveitar o seu momento. Ele diz que Marcelo Oliveira foi fundamental nesta recuperação. Acredito 100%, porque o técnico sabe motivar os jogadores. São muitos os exemplos na Toca. Também pelos clubes pelos quais passou. Até onde seu trabalho não surtiu tanto efeito, como no Vasco e ainda no CRB, logo que deixou a categoria de base do Atlético.

Já Pratto é um especialista de área, com uma diferença: o argentino é da escola que elimina um pouco a intuição e aposta na aplicação. Trabalho da base. Com a bola, Pratto é rapidíssimo. Sem ela, lento. Damião movimenta mais, mas Pratto sabe melhor do que ninguém como encontrar os seus espaços. Pode ser a grande contração do Futebol brasileiro em 2015. O que mais surpreende neste argentino é que ele é simples e objetivo. A técnica não é apurada. Contudo não mata a bola com a canela. Importante também destacarmos que ambos ainda não tiveram a prova de fogo. Entendo que será nos jogos decisivos do Campeonato Mineiro e principalmente na Copa Libertadores. Só a partir daí, poderemos sentenciar qual o melhor contrato. Por enquanto, aposto no empate técnico, cada um com um gol decisivo. Damião no empate por 1 a 1, contra o Atlético, no Mineirão. Pratto na vitória do Galo por 1 a 0 sobre o Santa Fé, na Colômbia.

Dê sua opinião na enquete localizada na barra ao lado. 

Finalmente Guiilherme

Na noite desta segunda-feira (23/3), a diretoria do Atlético
confirmou a reforma do contrato de Guilherme até o final do ano. Bom para o Futebol mineiro, porque aqui permanece um dos talentos da bola, mesmo sem ter uma sequência no campo. Fica mais no Departamento Médico. Muitos não aceitam, mas vou sentenciar aqui mais uma vez: joga muito.

O grande Taffarel
No programa “ Bem Amigos”, no Sportv, desta segunda, os convidados elegeram os maiores defensores do Futebol brasileiro dos últimos 50 anos. Os escolhidos foram Taffarell (quase uma unanimidade, perdendo um voto para Gilmar), Carlos Alberto, Aldair, Luiz Pereira e Nilton Santos. Muitos outros foram votados. Achei que Dida deveria ter recebido pelo menos um voto.

Dudu mostra a sua cara
Já no canal FOX, um dos comentaristas falou sobre o atacante Dudu, revelado pelo Cruzeiro: "O Palmeiras está descobrindo agora quem realmente é o Dudu". Posso assegurar que uma das razões do Cruzeiro ter apressado sua venda foi devido seu comportamento fora do campo. Parece que não mudou nada, o que é ruim para um menino talentoso e que tem tudo para fazer uma história bonita no mundo da bola. São Paulo e Corinthians, na última hora, desistiram da compra, não apenas pelos altos valores exigidos pelo Dínamo de Kiev.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Uma disputa que aponta a diferença

 Caldense  está  invicta  no Mineiro  e é  o melhor  exemplo  da evolução  do Futebol de Minas


O Futebol brasileiro, depois dos últimos vexames, está chegado mais ao negativismo. Tudo que se faz de bom é colocado debaixo do pano até por nós da imprensa. Será assim até que possamos ver algo de concreto para acreditarmos que o Brasil mudou dentro e fora das quatro linhas. Por enquanto, tudo é apenas paliativo. Mas o Campeonato Mineiro de 2015 não deixa de ser um alento. Melhorou o nível técnico e está quente a disputa pela quarta vaga para as semifinais. Caldense e Cruzeiro já estão garantidos. Ambos com boas equipes. O time celeste jogando dentro do que se espera e a Caldense a grata surpresa, com uma equipe bem ajustada. Nem parece um representante do interior. Vejam bem. A Caldense chega à décima rodada invicta. Não é fácil e depois de ter conseguido três resultados que mostram a sua real capacidade contra América e Cruzeiro (empates) e a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético. Já o Cruzeiro não precisa acrescentar nada. No Campeonato Mineiro é mais do que obrigação disputar a finalíssima. A competição está sendo muito boa para De Arrascaeta e Leandro Damião. Crescimento notado para ambos. 


O Atlético deve entrar na lista dos classificados no próximo domingo diante do Villa Nova e ficará apenas uma vaga em disputa, envolvendo América e Tombense. Será injusto para aquele que sobrar. Explico as razões. São equipes em condições de disputar a final. O América é o melho dos últimos tempos, com boa estrutura. Só ontem na derrota por 2 a 0 para Cruzeiro perdeu a invencibilidade. Está com um grupo enxuto e ajustadinho. Claro que Mancini fez falta nos dois últimos jogos, mas Givanildo está sabendo aproveitar as características de cada um e ver o Coelho dá gosto ao seu torcedor. Ele tem comparecido, claro que ainda longe do público ideal, consciente de que as chances são reais de vitória, independente do adversário. Lembram dos 2 a 1 sobre o Atlético, jogando apenas com dez? Aquele resultado diz tudo. E o time não caiu de produção. Segue em busca da vaga. 

Já o Tombense apresentou uma reação espetacular. Começou perdendo pontos que seriam contabilizados com naturalidade, especialmente em casa, mas depois reagiu em grande estilo. Caiu diante do Atlético por 3 a 0, em Ipatinga (não acreditem que foi um jogo fácil para o Galo, que jogou firme na primeira etapa) e fará jogo decisivo na próxima rodada, diante do América, em casa. A rodada final será indigesta para o time de Tombos: vem a BH para enfrentar o Cruzeiro, enquanto o Coelho receberá o Democrata-GV, o que teoricamente não lhe garante tanto sofrimento. Terá apenas de jogar com firmeza, dentro de sua capacidade. Aleluia, o Futebol mineiro melhorou. 

Decisões no Vôlei 

A marcação do segundo jogo da semifinal da Superliga Masculina de Vôlei apenas para o próximo dia 30, não agradou os dirigentes do Minas TC e do Sada Cruzeiro. Reclamam da CBV e também dos responsáveis pela programação da TV, que usam os interesses da emissora. A questão é a seguinte: quando a TV chega com o dinheiro, ninguém contesta nada, mas quando ela faz o que deseja, realmente quebrando uma programação dos clubes, vem o choro. O Sada ganhou, com méritos, mais uma vez, por 3 a 1. Foi um jogo muito tenso e o segundo promete. No feminino, o Minas TC se vestiu de gigante e bateu o Praia por 3 a 2, no primeiro jogo das quartas de final da Superliga Feminina, em Uberlândia. O segundo jogo será amanhã, no Minas TC.





Engenheiro Fernando Cordeiro da Silva

Na última semana, morreu em Belo Horizonte, o engenheiro e professor, Fernando Cordeiro da Silva, de 65 anos. Um ferrenho atleticano que deixa um círculo de amizade muito grande no bairro Sagrada Família, onde foi criado e no Bandeirantes, onde residia. Era aqueles que podemos chamar de amigo do peito. Honrado e um exemplo de pai e marido. Que o descanso seja em paz

sábado, 21 de março de 2015

Arlene, a provocadora


Arlene de Queiroz Xavier jamais foi uma jogadora que podemos chamar de super craque do Vôlei, da linhagem de Isabel, Vera Mossa, Ana Moser, Sheilla, Jaqueline ou a cubana Mireya Luís, mas esteve sempre próxima da capacidade destes monstros sagrados. Foi durante oito anos jogadora da Seleção Brasileira e todos os times pelos quais vestiu a camisa foi destaque. Especialmente no Minas TC, onde começou a sua real história de grandeza. Arlene sempre foi imprescindível e um maior desafio para os adversários. Hoje joga pelo CEPE São José dos Campos e com 45 anos de idade, desafiando o tempo, sabe como ninguém transformar os seus 1,77m de altura em gigantes nas quadras.

 Há um respeito dos que vivem o Vôlei para as irreverências e provocações da atleta, num mundo de muito assédio para as jogadoras, já que colocam na vitrine a beleza corpora. Ela é uma mulher que ao sei estilo impõe, usando palavras para descontrair as vezes o ambiente também tenso, principalmente às vésperas das grandes decisões. Ou por outros motivos. Dizem que quando duas ou mais mulheres estão juntas é sinal de que pode haver problemas de relacionamento. Imagine então quando são mais de 20. Arlene parte com sua sabedoria e não há quem resiste e até admira seu jeito de ser. 

Não foi uma nem duas vezes. Sempre que podia, aproveitando achegada da delegação aos hotéis, ela aprontava. Um dos responsáveis pelo grupo, normalmente o assistente técnico, fica na recepção do hotel, com as chaves dos apartamentos na mão, dizendo quais são as ocupantes de cada um deles. Normalmente duas. Quando chega a vez de Arlene. Ela não hesita ao vir o seu nome: “Arlene com....”. A resposta vem forte e de imediato para que todos ouvem: “Não vou ficar com ela. Tô é com você meu maridão. Meu gostosão. Pode mudar. Eu vou dormir é com você hoje”. 

 Quando jogava pelo Minas TC, após um dos treinamentos, ela
encontrou um dos amigos (assistentes do Vôlei), esperando uma carona para chegar ao centro. Arlene imediatamente o impôs. “Você vai descer comigo”. Eram mais de 20 horas. No caminho tem a sentença: “Vamos parar num daqueles bares da av. Bias Fortes e tomar uma”. Dito e feito. Próximo à praça Raul Soares ela parou seu carrão e desceu toda estilosa, com o uniforme colado ao corpo de treinamento, mostrando todas suas curvas e chamando à atenção pelo caminhar provocador. Não tinha como os homens tirar os olhos. Ela então pegou o amigo pelo braço e falou alto ao entrar no bar: “Vamos tomar uma meu gostoso”. Quem estava sentado e já tomava uma, engasgou. Ficou sem entender como um homem daquele porte, nem 1.70 de altura, que não tinha os radicados da beleza, nada para chamar à atenção, poderia dominar uma mulher tão atraente.

Arlene atingiu o que desejava. Continuou com as provações, falando alto: “Você é lindo demais. Realmente não te aguento. Você vai ficar comigo hoje”. Para os outros homens no bar aquilo era uma humilhação. Eles se consideravam muito mais machos e naturalmente poucos tiveram o privilégio de viver uma situação tão consagradora. Mas Arlene tinha mais. Uma hora e pouco depois, levantou-se e falou: “Tô indo embora”. E intimou: “ Você vai comigo”. O amigo ficou na mesa, explicou que não poderia acompanha-la, porque tinha outros compromissos. Ela então deu a sentença final, o que foi a apoteose: “Na próxima eu não vou trazer você aqui. Vamos direto para o motel”. E partiu como toda sua exuberância. Foi um espanto. E aquele som inconfundível: hum, hum.......”

sexta-feira, 20 de março de 2015

Cruzeiro, jogando como manda o figurino

Marquinhos fez o segundo gol do Cruzeiro na vitória que deu o primeiro lugar do Grupo 3 à equipe celeste

Não podemos dizer que o Cruzeiro foi brilhante na vitória por 2 a 0 sobre o Mineros,nesta quinta-feira (19/3), na Venezuela, resultado que o garante como líder do Grupo 3. Mas foi eficiente. Soube jogar como visitante, contra uma equipe que teve a posse de bola, criou as principais jogadas no campo do adversário, mas incompetente no momento de concluir. Tecnicamente os venezuelanos são os mais fracos do Grupo. A qualidade fica a desejar. Se fosse um time melhor preparado ofensivamente, teria feito os gols.

O Cruzeiro jogou como manda o figurino. Determinado e explorando as bolas certas usando dois jogadores bem abertos.  Foi decisivo pelas laterais. Destaques para Alisson e Marquinhos nestas jogadas. Por muitos mentos deixaram os defensores sem saber como marcar, como no lance do primeiro gol. Marquinhos avançou e fez o cruzamento para De Arrascaeta e Leandro aproveitou o rebote do goleiro. No segundo, foi a vez de Marquinhos, o melhor do jogo, fazer o seu e confirmar porque foi uma noite diferenciada para ele, como deseja o técnico, que acertou nas mudanças feitas a partir da metade do segundo tempo. Charles surpreendeu.

O melhor é que o Cruzeiro está sabendo jogar dentro de suas novas características.  Mais defende e não tem aquele toque de bola. Com certeza para o jogo de volta terá condições de apresentar um maior volume graças a um melhor entrosamento. A Fase de Grupos para o Cruzeiro determina mais duas vitórias tranquilas em casa (Mineros e Universitário Sucre) e um real desafio, diante do Huracán, na Argentina. Tem condições de se fixar como o primeiro. Não esqueçam que o Mineros empatou com o Huracan, em Buenos Aires.

A questão é que o Cruzeiro não tem jogado contra equipes que exigem tanto e nos dois primeiros jogos (empates) não tinha feito sequer um gol. Os adversários se fortalecem nestas situações, aproveitando a irregularidade, mas depois do futebol de ontem,  a equipe celeste está sendo vista de outra forma. Não ainda como para disputar o título, mas capaz de chegar à fase decisiva. Marcelo Oliveira espera um maior crescimento. Fica claro que ele virá.

A semana não poderia ter sido melhor para o Futebol mineiro na Libertadores. As duas equipes já são olhadas de outra forma. Isso é muito bom, para quem estava sendo criticado pela falta de gols. Contestado por ter perdido suas principais peças, no caso o Cruzeiro, e ainda o Atlético, tido já como desclassificado e que de repente, com o 1 a 0 sobre o Santa Fé, muda sua trajetória. Não houve milagre. Apenas jogou.